Saiba como Converter Gravação dos Receptores no Formato DVR para AVI.

A maioria dos receptores, se não todos tem a função para gravar sua programação favorita no pendrive, só que vem no formato DVR, que só roda no próprio aparelho ou computador com a pacote básico de codecs (K-lite codec pack) instalado no pc. 

Neste tutorial você aprenderá como converter os arquivos DVR para AVI ou qualquer outro formato mais sociável.

Passo 1

Primeiramente, baixe esses dois programas, o DVR Merge e o SUPER.
O DVR Merge tem a função de converter os arquivos DVR para TS, que é um formato de transição, aceito pela maioria dos programas de conversão de vídeo.
O SUPER (Simplified Universal Player Encoder and Renderizer) nada mais é do que o melhor conversor de vídeo que já utilizei, e é de graça! Você poderá usar outro conversor de sua preferência, mas recomendo o SUPER.
 

Passo 2 – Utilizando o DVR Merge

Após baixá-lo, descompacte-o na mesma pasta em que estão os arquivos DVR.
DVR1
ATENÇÃO, não apague o arquivo “info.dvr”, pois é dele que o DVR Merge coleta as informações necessárias para a conversão.
Execute o DVR Merge, aparecerá a seguinte janela:
DVR2
O programa já está convertendo, aguarde alguns minutos. Quando a conversão acabar, a janela se fechará automaticamente e o arquivo convertido aparecerá na mesma pasta. Note que na janela acima, o arquivo convertido se chamará “Fox.ts”.
DVR3

Passo 3 – Convertendo o Arquivo TS para AVI utilizando o SUPER

Agora veja como converter o arquivo TS para AVI, mas com o SUPER, você poderá converter para qualquer outro formato desejado, visto que o programa possui as opções de praticamente todos os formatos de vídeo existentes.
Vamos lá, instale e execute o SUPER, aparecerá a seguinte janela:
super1
Clique em “M” e depois em “Add Multimidia File(s)”, selecione o arquivo TS, neste caso é o “Fox.ts”.
super2

Siga os seguintes passos:

  1. No “Select the Output Container” (1) selecione o formato de saída desejado, no nosso caso é AVI.
  2. No “Select the Output Video Codec” (2), selecione XVID.
  3. Em “Select the Output Audio Codec” (3) selecione MP3.
  4. Logo abaixo, em “You may select FFmpeg or MEncoder”, assina-le a “MEncoder” (4) e“DirectShow Decode” (5).
  5. Em “Video Scale Size” (6) escolha a resolução desejada. Gosto de utilizar 640×480 (7), mas veja que não tem essa opção, você deverá colocar manualmente clicando em “More” (6).
  6. Em “Aspect” selecione “4:3” (8).
  7. “Frame/Sec” selecione “30” (9).
  8. Em “Bitrate kbps” (10) você selecionará a taxa de bits do vídeo. É essa opção que definirá a qualidade da imagem, quanto maior a taxa, melhor a qualidade e maior será o tamanho do arquivo, recomendo deixar em 1056.
  9. Em “Options” (11) selecione “Hi Quality” e “48K Audio”.
super3

A seguir, você configurará o áudio:

  1. Em “Sampling Freq” selecione “48000” (1).
  2. “Channels” assiná-le “2” (2).
  3. Em “Bitrate kbps” aconselho selecionar, no mínimo, 160 (3).
  4. “DVD Language…” (4) deixe em “default”.
super4
Pronto, agora é só clicar em “Encode (Active Files)” (5) e aguardar a conversão. O tempo que levará para converter dependerá muito do seu computador. Note que a barra de progresso se completará várias vezes, não se preocupe, isso é normal.
Após a conversão, o programa exibirá o tamanho final do arquivo.
super5

O Arquivo AVI estará salvo na mesma pasta onde se encontra o arquivo TS e estará com o nome “arquivo.ts.avi”, no nosso caso “Fox.ts.avi”.

 DVR para AVI
O arquivo AVI possui um tamanho reduzido, principalmente se comparado ao original DVR ou TS, é aceito de primeira em qualquer computador atual, sendo praticamente um formato padrão para vídeos de qualidade na internet. Além disso, hoje em dia, é suportado pela maioria dos players de mesa disponíveis no mercado.
 
Links Para Baixar:
  1. K-Lite Mega Codec Pack
Adm P1tbullDicas e Tutoriais
Saiba como Converter Gravação dos Receptores no Formato DVR para AVI. A maioria dos receptores, se não todos tem a função para gravar sua programação favorita no pendrive, só que vem no formato DVR, que só roda no próprio aparelho ou computador com a pacote básico de codecs (K-lite codec pack) instalado...